Dia dos Pais: a primeira data relevante do segundo semestre

 

Produzido originalmente para o jornal Tribuna de Minas

Mesmo diante de um período de incertezas advindas do atual cenário político, os comerciantes apostaram em melhores vendas para este Dia dos Pais. Os lojistas acreditavam que o início das liquidações de inverno, a liberação do FGTS e o ainda incipiente reaquecimento do mercado de trabalho – que contou com 35.900 novas oportunidades com carteira assinada no mês de julho segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – fossem capazes de movimentar as vendas no período.

Dos empresários entrevistados pela Fecomércio-MG, aproximadamente 10% apontaram a melhora na situação econômica – em parte representada pela redução da taxa básica de juros (Selic), capaz de afetar positivamente a contratação de financiamentos – como um fator de impacto nas vendas. Pesquisas realizadas pelo E-bit e pela Associação brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) destacaram o Dia dos Pais como a primeira data relevante para o e-commerce no segundo semestre do ano, com um salto esperado de cerca de 11% nas vendas em relação ao ano passado. Os empresários do setor apostaram em publicidade e em promoções, como os cupons virtuais de desconto.

Por outro lado, mesmo com os incentivos por parte do comércio, os consumidores estavam cautelosos em relação às compras. De acordo com o Fecomércio-MG, 66,4% dos entrevistados que iriam presentear planejavam um consumo moderado para o Dia dos Pais. Em Juiz de Fora, a pesquisa de intenção de compras realizada pelo Sindicomércio indicou que apenas 35% dos entrevistados pretendiam presentear os pais, sendo a maior parte deles com presentes entre R$ 50 e R$ 100.

Com tal moderação, mesmo projetando maiores vendas, apenas 1% dos entrevistados pela Fecomércio-MG afirmaram ter realizado investimentos relevantes no que tange à contratação de mão de obra. E assim o fim do ano vai chegando, com muita expectativa e boa intenção, mas poucos resultados efetivos em termos de emprego e renda para a população.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 12, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga no Facebook
  • Facebook CMC