Infraestrutura logística e o desenvolvimento regional

 

Produzido originalmente para o jornal Tribuna de Minas

 

     Muito se discute a respeito da infraestrutura no Brasil, assim como em outros países. Porém, a agenda atual das questões relativas à infraestrutura não contempla o processo de integração dos equipamentos de infraestrutura, o que consideramos mais importante do que apenas a realização de grandes investimentos e ampliação da capacidade física instalada de forma isolada.

    Tais investimentos devem ser pensados em rede, o que potencializaria o crescimento econômico, sobretudo por proporcionar maiores ganhos de eficiência produtiva e, por consequência, redução de custos e aumento de competitividade de uma região. O conjunto de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias de uma região qualquer, sejam para transporte de cargas ou de passageiros, é conhecido como infraestrutura logística.

     É de se esperar que, quando tratamos de desenvolvimento regional, esse tema tenha grande relevância. Tal importância está ligada aos benefícios econômicos e de bem-estar social decorrentes de uma infraestrutura logística consolidada e bem planejada, o que envolve a diminuição do tempo de transporte de passageiros, a expansão das fronteiras de comércio e a ampliação do mercado consumidor, por exemplo.

   De acordo com documento publicado em 2015 pelo Sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), a infraestrutura logística na Zona da Mata Mineira representa um importante obstáculo para o seu desenvolvimento. Ao observar alguns dados do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é possível entender um pouco melhor esse problema. Entre os 142 municípios da mesorregião, cinco possuem aeroportos, um possui porto seco, 24 dispõem de estações ferroviárias e 33 são contemplados com a passagem de rodovias federais em seu território.

    Os números podem parecer baixos, dada a quantidade de municípios que pertencem à região. No entanto, o alerta é no sentido de aproveitar o que se tem disponível. Um exemplo: com a conclusão das obras de ligação entre o Aeroporto Regional e a BR-040, um dos efeitos é a diminuição do tráfego de veículos na região central de Juiz de Fora e a atração de investimentos para os municípios do entorno. Esse único exemplo deixa claro que melhorias na infraestrutura logística devem ser pensadas no sentido de estimular a formação de redes que potencializem o crescimento econômico de toda uma região.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 12, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga no Facebook
  • Facebook CMC