Produzido originalmente para o jornal Tribuna de Minas.

     Com o declínio dos investimentos no setor ferroviário restam apenas cerca de 30000 km de ferrovias para tráfego no Brasil. Ainda que pouco explorado no país, é evidente o papel desempenhado por um sistema ferroviário eficiente em uma economia, tais como, redução do tempo de viagem e das despesas com fretes – até mesmo com o aumento da segurança no escoamento da produção. Isso tem como resultado uma maior produtividade para a economia.
     No Brasil, cerca de 75% da produção é transportada por meio do transporte rodoviário. Essa é uma das maiores concentrações do setor rodoviário para transporte de cargas dentre as maiores economias mundiais. Isso, em partes, evidencia a ausência de políticas públicas voltadas para as ferrovias no país. Esse cenário culminou, no último mês de maio, no rápido desabastecimento ocorrido com a greve dos caminhoneiros.
     Em um ano de eleições, o cenário de desatenção em relação ao transporte sob trilhos não é diferente, apenas seis dos 13 candidatos à Presidência da República mencionaram em seus planos de governo propostas que envolvem esse modal de transporte. Dentre esses candidatos, poucos tratam o tema de forma concreta. Tal situação traz para a realidade brasileira a dúvida em relação ao futuro da mobilidade inter-regional, já que, fatores como o congestionamento das rodovias e a falta de estrutura nas estradas resultam em elevado número de acidentes e no encarecimento dos custos de produção.
     Esses fatores tornam a economia dependente de um sistema pouco eficiente, de baixa qualidade e pouco sustentável ambientalmente. Além disso, a falta de alternativas em relação aos modais de transporte e a dependência quase que exclusiva sobre a malha rodoviária acarretam na redução do bem-estar. Ainda assim, mesmo com a concordância de que o atual sistema rodoviário vigente no Brasil necessita de mudanças, a ausência de propostas para uma possível solução reduz as expectativas de melhoria do sistema. Desse modo, será, então, o Brasil um eterno dependente das rodovias?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 12, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga no Facebook
  • Facebook CMC