Um panorama do setor de saúde no Brasil

February 22, 2020

O setor de saúde é vital para qualquer país e, muitas vezes, isso só é relembrado quando surge alguma questão de saúde pública grave. Porém, o setor representa também um grande mercado. Atualmente, o Brasil é o oitavo maior mercado de saúde no mundo e está em nono lugar no ranking de países com mais gastos no setor, sendo um total de 8,5% do PIB, o que corresponde a US$ 1.109 per capita. Segundo o Ministério da Saúde, a transação financeira do segmento é responsável por quase 9% do PIB do País por ano, correspondendo a um percentual maior do que o da agricultura.

 

O ramo de saúde atualmente se divide em público e suplementar. O público está estruturado dentro do Sistema Único de Saúde, popularmente conhecido como SUS, e o suplementar é o privado, que compreende também os planos de saúde. A maior parte da população, cerca de 75%, depende exclusivamente do SUS.

 

Entretanto, apesar do país, em números brutos, demonstrar estar bem ranqueado nas categorias apresentadas, apenas 3,6% do orçamento do governo federal foi direcionado à saúde em 2018. O percentual fica abaixo da média mundial, que é de 11,7%, de acordo com a OMS. Essa taxa é menor do que a média no continente africano (9,9%), nas Américas (13,6%) e na Europa (13,2%). Além disso, com a desaceleração econômica, a saúde suplementar também foi influenciada. Os planos de saúde no Brasil perderam 3,4 milhões de usuários em cinco anos, segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em 2019, o setor encerrou o ano com 47,03 milhões de beneficiários contra 47,1 milhões em 2018, de acordo com os dados da ANS. 

 

Diante do cenário exposto e por não haver indícios de aumento do investimento público no setor, a reestruturação da saúde poderá ser conduzida principalmente pela modernização e tecnologia. Essa tendência já pode ser percebida observando várias empresas de alta tecnologia, como Amazon e Alphabet (Google),  que têm realizado grandes aportes no setor. A modernização poderá ocorrer e já está ocorrendo de diversas formas, por exemplo, pela mudança do modelo de negócios e gestão, consultas e exames por meio de aplicativos e até mesmo através de novas tecnologias. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

February 18, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga no Facebook
  • Facebook CMC